domingo, 21 de maio de 2017

Colecção de Cromos - Navios e Navegadores

Hoje na minha ida semanal a Lisboa deparei-me com uma excelente feira de coleccionismo e artesanato que assentou arrais em toda a Avenida da Liberdade.
Claro que fiz a visita que se impunha e “enfeirei” esta magnifica Caderneta de Cromos “Navios e Navegadores” que a minha geração bem se lembra de coleccionar. Eu mesmo colei vários cromos nesta caderneta, mas os anos encarregaram-se de dar descaminho, por isso com esta compra regressei ao passado.
Esta colecção de 267 cromos foi publicada em 1962 pela Agência Portuguesa de Revistas e na capa apresentava uma belo desenho do navio “Santa Maria” que viria a ficar ligado ao assalto levado a cabo por Henrique Galvão.
Sobre os cromos, todos desenhados, é de salientar a alta qualidade gráfica, nomeadamente das embarcações Nacionais cujos desenhos se supõe que sejam da autoria de Carlos Alberto Santos.   

2 comentários:

Anónimo disse...

Por alguns dias este navio foi chamado Santa Liberdade, durante a Operação Dulcineia. Henrique Galvão não chegou a ver o fim do fascismo.

santana disse...

Este navio, que bem conheci, a ele estou ligado sentimentalmente. O meu pai fez parte da equipa que o foi buscar à Bélgica ( era chefe de cozinha)e fez parte da equipa que o levou à Coreia para desmantelar. Foi lá tripulante sempre, toda a vida do navio. Muitas histórias me contou sobre o Galvão, com quem tinha lutas diárias sobre o racionamento dos mantimentos, pois não sabiam quantos dias iria durar o assalto.
Santana