sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"A Cêrca do Burlão"

No Blog dos Antigos alunos da Escola, vieram a terreiro algumas recordações sobre o “Burlão”, a propósito disso e de outros “posts” o meu amigo Fernado Santos enviou esta imagem da “Cerca do Burlão” com o seguinte texto:

A propósito dos folhetos de propaganda dos Hotéis Copa e Edem-Palace, lembrei-me deste mapa. Não me recordo se já o tinha enviado. Vem num livro antigo sobre o Hospital Termal. Conforme podes ver é de 1926, e entre outros pormenores chamo a tua atenção para a “cêrca do Burlão” (é assim que lá está escrito) e a da Maria Carolina. Vê como eram as Caldas naquele tempo, como sei que te interessas pela história das Caldas
Aqui vai uma pequena participação.

Um abraço.
Fernando Santos.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Uma volta por Baião

Um dia destes passei por Baião onde bebi um café com um Amigo e trocámos dois dedos de conversa.
Tirei algumas fotos desta cidade que é associada à vida natural, isto porque é um dos concelhos com maior área verde e floresta.
Baião tem um aspecto muito “limpinho” e bem arrumada, vale a pena uma volta por aqueles lados e apreciar os recursos naturais de rara beleza como a Serra da Aboboreira, a Serra do Marão, a Serra do Castelo de Matos ou os rios Douro, Teixeira e Ovil.




sábado, 15 de janeiro de 2011

Quem vai subir esta encosta?

Na segunda-feira, 17 de Janeiro, cumpre-se mais um dia de Santo Antão.
Quem conhece a região sabe da importância deste dia para o Concelho de Óbidos, é uma romaria muito interessante.
Nos meus tempos de Escola era quase um sacrilégio não ir ao Santo Antão, Chouriço assado, com fartura, vinho, muito, e alegria aos jorros.
Nos últimos anos fui lá algumas vezes quase de passagem, vamos lá ver se na próxima segunda-feira tenho um bocadinho para beber um copo com o Maximino.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Uma cassete revolucionária

Os anos passam sem a gente dar por isso. Nos meus “arquivos” de coisas das Caldas tenho esta preciosidade, um autocolante da Mattel - Áudio Magnética, que seguramente terá mais de 30 Anos.
A Áudio Magnética era uma Empresa do Grupo Americano Mattel, e fabricava cassetes de Áudio.
Julgo que foi no final dos anos setenta que esta firma fechou as suas portas mandando para o desemprego umas centenas de trabalhadores, foram tempos conturbados, lembro-me bem das dificuldades de alguns amigos apanhados por este despedimento.

domingo, 2 de janeiro de 2011

"Um Homem livre sempre gostará do Mar"

Nada melhor para começar o Ano que umas imagens repousante sobre o Oceano.